Sunday, May 27, 2007

Meu timing com sorvetes


Pessoal, encontrei resposta para um problema meu muito sério: o consumo de sorvete.

Ao chupar, digo, comer, ou melhor, lamber... bom, ao consumir o sorvete, sempre tive um problema sério com o seu derretimento precoce e sua conseqüente precipitação sobre minhas mãos. Melhor dizendo, quando vou tomar sorvete, me lambuzo todo! Eu, até hoje, não sabia. Hoje descobri que o meu problema com o sorvete é o timing.

Ao deixar meu irmão no aeroporto, comprei um sorvete de casquinha (veja foto). Ao sair do saguão do aeroporto, tive uma daquelas experiências horríveis de derretimento. Porém, pude reparar numa coisa: o derretimento era mais rápido que nas outras vezes. Então recorri ao meu banco de dados cerebral e fui levado a seguinte conclusão.

Ao entrar em contato com o ar mais quente, o sorvete certamente derrete. Porém, ajuda muito mais o processo de fusão se este mesmo sorvete estiver num ambiente úmido, devido ao alcance do ponto Dew (ponto de orvalho) em um tempo menor - o mesmo que acontece com o copo se estiver com uma água bem gelada dentro dele, parecendo até que ele está vazando e molhando a mesa toda com a umidade condensada, principalmente em Manaus.

Pois bem, o sorvete que eu estava tomando entrou em contato (naturalmente) com aquele ar umidíssimo do aeroporto - vale lembrar que tinha acabado de chover, colaborando com o aumento a níveis aquáticos da umidade por lá - reagindo e diluindo, me lambuzando todo mais rapidamente que nas outras vezes.

Meu problema, portanto, é o meu timing tomando sorvete, porque para mim o sorvete iria derreter apenas com o aumento da temperatura e não com essa interação com a umidade do ar, diminuindo o tempo no qual eu deveria ficar tranquilo para tomar o sorvete sem me sujar. Agora vou tomar mais cuidado e ter mais atenção. Ah, e se chover, bem... é melhor eu pegar guardanapos extras.

Mas meu problema com timing é maior. Acho que devo pensar mais sobre o tempo que levo fazendo umas e outras coisas. Algumas sem perder quase nenhum tempo no qual seria preciso mais; outras, perdendo um tempo enorme aonde eu deveria ser mais objetivo. Aí, não tem jeito: é empirismo puro e melhoria constante. Em todos os aspectos da vida, inclusive com o sorvete.